ESDE

ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

É inegável que a edução é o grande instrumento de transformação das sociedades. Os conhecimentos adquiridos, aliados às reflexões deles decorrentes (espírito crítico), auxiliam na maturidade do ser humano, abrindo horizontes e oportunidades, retirando o véu da fantasia sobre diversos temas até então desconhecidos pela humanidade. Cabe destacar que a evolução intelectual decorrente de estudos e amadurecimentos não necessariamente gera a evolução moral no ser humano, sendo as duas abordagens complementares no quesito evolução do homem de bem, preconizado pelo Cristo.

Em se tratando de Espiritismo, as obras básicas codificadas por Allan Kardec podem ser consideradas como a espinha a dorsal do seu conhecimento, contendo os principais fundamentos filosóficos, científicos e religiosos necessários ao seu estudo sério e organizado. Diversos autores, com abordagens diferenciadas, auxiliam e contribuem para a obra, com destaque para Léon Denis, Francisco Cândido Xavier, dentre outros.

A Federação Espírita Brasileira (FEB), visando auxiliar às demais federativas e suas casas associadas, elaborou material complementar às obras básicas de Kardec, contendo abordagem voltada para os diversos estágios de compreensão dos estudiosos espíritas. Ao conjunto da obra nominou de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), dividida em tomos (I, II, III, etc).

O novo estudante, ao adentrar em uma instituição espírita, via de regra é conduzido ao estudo em sala de aula do ESDE I. Ocorre que, diferentemente de outras escolas tradicionais, via de regra novos estudantes são frequentemente incorporados a tal grupo durante o decorrer do ano letivo, perdendo portanto parte da visão macro do seu conteúdo. Com o objetivo de contribuir para as obras citadas e atento à lacuna aqui destacada, propõe-se então uma abordagem Pré-ESDE I para o estudo sistematizado, a qual será denominada de ESDE – O que é o espiritismo.